15 truques de cozinha para facilitar sua vida

 São 15 truque bem básicos para nos auxiliar na cozinha, mais os homens também podem aproveitar e dá uma ajudinha para sua amada na cozinha né? kkkk… Aproveitem as dicas electas.

10-truques-espertos-para-facilitar-tarefas-do-dia-a-dia

 

Quem gosta, sabe: cozinhar é bem mais do que apenas seguir uma receita. O segredo está nos pequenos detalhes, como a maneira de preparar, o modo correto de usar os ingredientes, e também na organização e habilidade de impedir que as coisas fujam do controle!

A lista abaixo contém 15 dicas que você não pode deixar de saber para se dar bem na cozinha. Confira!

Lições básicas

1. Estude cuidadosamente a receita antes de começar a cozinhar. Veja se não tem dúvidas sobre o modo de preparo e, principalmente, se tem todos os ingredientes. Isso evitará surpresas no meio do processo.

2. Mise en place. Isto é importante. Mise en place é um termo em francês que significa algo como “pôr em ordem”. Ou seja, é a arte (sim, é uma arte!) de deixar tudo pronto antes de começar a cozinhar. Pique todos os legumes, rale o queijo, deixe a manteiga em temperatura ambiente, tudo pronto para o preparo! Se quer tranqüilidade na hora de colocar a mão na massa, é importante deixar tudo organizado com antecedência. Assim, o alimento não vai queimar no fogão enquanto você cuida do próximo ingrediente.

3. Facas. Elas são a chave do sucesso! Tenha sempre uma faca afiada e saiba como utilizá-la corretamente. Saber usar facas é uma habilidade essencial a quem gosta de cozinhar (e a quem quer manter todos os dedos inteiros também).

Frutas e vegetais

4. Recupere vegetais murchos como cenoura, batata, aspargo e aipo, colocando-os em uma tigela com água gelada e refrigerando por 45 minutos.

5. Se você vai refogar alho e cebola, nunca adicione os dois ao mesmo tempo na panela, pois o alho exige menos tempo de cozimento. Coloque primeiro as cebolas e refogue ao menos por metade do tempo antes de adicionar o alho.

6. Se vai fazer raspas de limão, use sempre frutas orgânicas. As frutas cítricas são pulverizadas com uma enorme quantidade de pesticidas e fungicidas, que tendem a permanecer na casca e não há lavagem que remova.

7. Se, ao preparar um molho, os tomates estiverem muito ácidos, adicione algumas cenouras picadas. Elas vão reduzir o ácido sem comprometer o sabor.

8. Ninguém quer uma salada encharcada. Para evitar isto, coloque um pires invertido no fundo da saladeira antes de preparar. Assim, a água vai escoar sob o pires.

Ovos e laticínios

9. Odeia limpar o ralador de queijo? Experimente borrifar um pouco de óleo vegetal ou spray de cozinha antiaderente no ralador antes de utilizar. Vai ser moleza limpá-lo depois!

10. Separar a clara da gema não é tão difícil quanto parece. Com cuidado para não estourar a gema, quebre o ovo dentro de um funil colocado sobre uma tigela ou copo. A clara vai passar para o recipiente, deixando apenas a gema no funil.

11. Sempre use manteiga sem sal, assim você pode controlar a quantidade de sal na hora do preparo.

Dicas de preparo

12. Não jogue fora as cascas de queijo parmesão. Adicione às sopas e caldos para dar um sabor especial.

13. Para intensificar o sabor das ervas secas, esmague-as e mergulhe-as em água quente por alguns segundos antes de utilizar.

14. Salgue a água do cozimento do macarrão assim que começar a ferver. Você pode usar de 1 a 2 colheres de sopa por quilo de massa. Fique tranqüila, pois a maioria do sal não será absorvida pela massa.

15. Para fazer um delicioso molho para massa, reserve cerca de 1/4 xícara da água do cozimento do macarrão (salgada!) antes de escoar. Quando misturar o macarrão e o molho, adicione a água aos poucos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s