Entenda a anemia e saiba como identificar

anemia-ferropriva-e-a-alimentacao-fitoterapica-tt-width-434-height-290-bgcolor-FFFFFF

        Bem queridas Electas eu sei bem o que é anemia pois convivo com isso, principalmente depois da minha segunda gravidez que os meu eritrócitos foram a 21,  graças a misericórdia de Deus a minha é bem tênue, mais não deixa de ser algo que deva me preocupar, então queridas vamos nos cuidar e não vacilar com a nossa saúde hein… Mais também não vá se deprimindo achando que tem anemia sem se consultar com um médico e fazer exames. ♥

A anemia pode causar a queda de produtividade no trabalho, baixa capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento e apatia.

Nas crianças, ela também pode comprometer a coordenação motora, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, falta de atenção, fadiga, redução da atividade física e da afetividade e baixa resistência a infecções. Em gestantes, a anemia é associada ao baixo peso do bebê e a um incremento na mortalidade perinatal.

Por isso é importante entendermos e sabermos identificar que alguma coisa não está indo bem, para não perdermos tempo e procurarmos um médico.

Então, o que é anemia?

A anemia pode ser definida como uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos).

Ambas são consideradas como sinal de doenças de base responsável pela alteração sanguínea, ou seja, pela redução do número de eritrócitos circulantes, que são identificados no exame de Hemograma.

Agora, vamos a pergunta que não quer calar:

Como se desenvolve a anemia?

Tanto a primeira como a segunda pode ser aguda ou crônica, adquirida ou hereditária.

Aguda: Quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer em acidentes ou cirurgias, por exemplo.

Crônica: Pode ser provocada por doenças de base – algumas hereditárias como a talassemia e a anemia falciforme – ou adquirida de outra forma, como com a deficiência nutricional, com a falta de ferro no organismo, por carência de vitamina B12 ou de ácido fólico, como pode ocorrer durante a gestação.

Sintomas

Anemia aguda

  • Queda de pressão arterial, devido a redução no volume do sangue circulante.

Anemia crônica

  • Palidez cutânea (na pele) e nas mucosas (dentro dos olhos, por exemplo), devido a baixa produção de hemoglobina.
  • Cansaço
  • Falta de memória
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Dores musculares
  • Sonolência
  • Falta de ar
  • Respiração muito curta
  • Palpitação e taquicardia

Obs: A intensidade dos sintomas aumenta com a atividade física.

Diagnóstico e Tratamento

A anemia pode ser diagnosticada com exames laboratoriais, como o hemograma e a hemoglobina glicada.

O tratamento será passado pelo médico dependendo do tipo de anemia do paciente.

Alguns alimentos, porém, são muito importantes para evitar a anemia, como os alimentos de origem animal, porque contêm ferro. Os mais importantes são as carnes, uma vez que o leite e o ovo não são grandes fontes desse nutriente.

Entre os alimentos de origem vegetal, são fontes de ferro: os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve e cheiro verde; leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo.

Alimentos ricos em vitamina C e em proteínas, como as frutas cítricas e os vegetais, também são importantíssimos, porque ajudam na absorção do ferro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s