Doar Cabelos para Quem Precisa

 

doacao-de-cabelo

 

Por Lígia Helena.

 

Electas eu amei essa reportagem por isso eu copiando, acredito que quanto mais for divulgado melhor então vamos ajudar, quem tem “cabelões ” além de ter um visual novinho ainda pode ajudar quem precisa. Vejam a reportagem:

Doar cabelos para quem não tem é fácil, rápido e indolor. Descubra para quem doar e como proceder para que seus cabelos se transformem em peruca para quem precisa.

“Pode cortar, cabelo cresce”. A máxima é repetida incontáveis vezes, diariamente, em salões de beleza por todo o Brasil. Mas, e se além da certeza de que os fios vão crescer, o corte dos cabelos ainda se revertessem para uma causa nobre?

alice-doacao-cabelo

É possível doar os cabelos para organizações e projetos que confeccionam perucas para quem ficou careca em decorrência da quimioterapia, no tratamento do câncer. A doação é simples, indolor, e pode ser feita de qualquer lugar, já que o envio dos cabelos pode ser feito pelos correios.

Um dos projetos que recebem doações de cabelos é o Rapunzel Solidária, de São Paulo. A idealizadora do projeto, Elizabeth Lomaski, teve a ideia de organizar as doações depois que ela mesma abriu mão de seus cabelos pela primeira vez. “Eu não sabia o que fazer, então levei ao Graacc (Grupo de apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Hoje não trabalhamos com nenhuma instituição específica, doamos as perucas para quem não tem condições de comprar uma, e se inscreve no projeto”, explica.

1505637_229989277179413_855753742_n-620x620

menina-_cabelo_1

No último dia 8 de abril, dia mundial  de combate ao câncer, a reportagem do iG foi acompanhar a campanha de doação de cabelos no salão Bardot Hair Body Soul, em São Paulo. Em parceria com o Rapunzel Solidária, o salão ofereceu cortes de cabelo gratuitos para quem doasse os fios para o projeto.

Para doar os cabelos, a única exigência era que os fios  tivessem pelo menos 15 centímetros de comprimento, mas houve quem doasse muito mais.

Todo o trabalho é voluntário. “São necessárias várias doações para fazer uma única peruca, e são aceitos todos tipos de cabelos, tingidos, com química, de todas as texturas, não importa”.

Para doar os cabelos não é necessário esperar por uma ação em salão de beleza. Basta avisar ao cabeleireiro que sua intenção é doar, para que ele faça o corte da maneira certa: faz-se um rabo-de-cavalo ou trança, preso bem firme com elástico, e corta-se acima do elástico, de forma que o cabelo que vai ser doado fique preso. É importante que o cabelo esteja limpo e seco. Depois coloque os cabelos em um saco plástico limpo, e ele está pronto para ser enviado.

download

 

Confira abaixo algumas organizações que aceitam doações de cabelo:

Rapunzel Solidária
Comprimento mínimo
: 15 centímetros
Endereço para envio: Caixa Postal:57007 – CEP 04089-972 – São Paulo-SP

Cabelegria
Comprimento mínimo: 10 centímetros
Endereço para envio: Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo – SP – CEP 02611-001

Banco de perucas da Fundação Laço Rosa
Comprimento mínimo
: 20 centímetros
Endereço para envio: Rua Desembargador Isidro, 18, sala 910, Tijuca, Rio de Janeiro CEP 20521-160

Banco de Perucas do Hospital Infantil Joana de Gusmão
Comprimento mínimo
: 15 centímetros
Telefone para informações: (48) 3251-9017

Hospital do Câncer de Barretos
Comprimento mínimo: 15 centímetros
Endereço para envio: AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer
Avenida Paulo de Mattos Leandro, 1357 Bairro Dr. Paulo Prata
CEP 14784-379 – Barretos/SP

Hospital do Câncer de Uberlândia
Telefone para informações – (34) 3291-6100

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s